Endoscopia Digestiva Alta
O que é?
A endoscopia é indicada para examinar a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado, a fim de se investigar a existência lesões, úlceras, pólipos, tumores e hemorragias. É realizada com a utilização do endoscópio, um tubo sensível, uma fonte de luz e uma câmera, que transmite as imagens para um monitor.
Por que é solicitado?
Esse exame deve ser realizado quando o paciente apresenta queixas e sintomas de problemas no esôfago, estômago e duodeno, para investigar doenças como úlcera, refluxo gastroesofágico, tosse crônica, infecção por bactérias, doença celíaca, entre outras; e a existência de nódulos ou tumores.
Endoscopia Digestiva Alta com biópsias:
Ao detectar pólipos (pequenas verrugas) ou uma área anormal no revestimento do estômago, o médico pode requisitar uma biópsia, desta forma, são inseridos instrumentos para biopsiar o paciente. As amostras são levadas para laboratório para análise. Os resultados das biópsias ajudam o médico a identificar se o paciente apresenta câncer de estômago.
Procedimento:
A endoscopia é realizada com o paciente sedado (sedação endovenosa), por isso, é um exame indolor. O endoscópio realiza fotos e imagens dos tecidos examinados e, se for necessário, colhe material para biópsias e faz remoção de pólipos. O exame dura em torno de 20 minutos, mas o paciente fica em observação até que se sinta em condições de ir embora.
Recomendações:
-
Jejum mínimo de 6 horas conforme orientações a seguir:
-
Se o exame for realizado pela manhã a última refeição poderá ser até as 22h00min.
-
Caso seja realizado à tarde, NÃO ALMOCE. (Você poderá ingerir até 6 horas antes do seu exame bolacha de água e sal com suco de frutas de cor clara coado ex. abacaxi, maracujá, limão e laranja).
-
Se necessário, poderá ingerir água em pequena quantidade, até 3 horas antes do exame.
-
Por causa dos medicamentos sedativos, o repouso após o exame deve ser de 12 horas, e o paciente não deve dirigir, operar máquinas nem realizar tarefas que demandem atenção ou ofereçam riscos;
-
Algumas medicações podem interferir na realização da endoscopia, por isso, é fundamental informar o médico se estiver fazendo uso de remédios;
-
Não é recomendado para mulheres grávidas, os riscos e benefícios precisam ser avaliados pelo médico. Mulheres que amamentam devem descartar o leite até seis horas após a realização do exame, depois desse período, podem amamentar normalmente.