Phmetria Esofágica
O que é?
Indicada para medir a acidez e a intensidade do refluxo ácido do estômago no esôfago e faringe, a PHmetria Esofágica consiste em acompanhar o pH intraesofágico continuadamente, por 24 horas, abrangendo períodos de refeição, digestão, sono etc.
Por que é solicitado?
A PHmetria esofágica deve ser realizada para investigar e esclarecer dores torácicas de origem não cardíaca, sintomas de refluxo gastroesofágico, regurgitação, tosse seca crônica, dificuldade e/ou dor para engolir, vômitos e náuseas recorrentes.
É indicada também como pré-operatório para cirurgias de hérnia de hiato e da cárdia.
Procedimento:
O procedimento é simples e indolor, realizado com anestesia local – em gel ou spray, nas narinas e na garganta –, e consiste na inserção de uma sonda flexível pela narina que é utilizada para registrar o pH. Essa sonda é ligada a um aparelho portátil que irá monitorar por 24 horas o pH local, preso, por uma bolsa, à cintura do paciente. Esse processo leva em torno de 15 minutos, e o paciente deve realizar suas atividades normalmente, apenas com o cuidado de anotar sua rotina para auxiliar no diagnóstico.
Recomendações:
Para a colocação da sonda da PHmetria Esofágica, é preciso suspender medicamentos para doenças gastrointestinais uma semana antes e manter jejum de seis horas.
Enquanto estiver com o aparelho, é importante evitar a ingestão de alimentos ácidos (inclusive frutas), comidas e bebidas muito quentes, bebidas gasosas e/ou alcoólicas, chá preto ou mate, café e fumo. Também não se deve praticar esportes nem molhar o equipamento.